Como superar o vício do alcoolismo

Pessoas que possuem e sofrem com o vício do alcoolismo costumam ter diversos problemas por conta da dependência.

Esses problemas vão desde questões pessoais, como é o caso os problemas de saúde mental e física, até aquelas sociais, como problemas com família e amigos, e também no trabalho.

Sendo assim, muitas conseguem perceber o vício que possuem e vão atrás de ajuda, pois não possuem condições de livrarem-se da dependência sozinhas.

Outras não admitem o problema que possuem e necessitam, na maior parte das vezes, de uma intervenção direta da família para lutarem contra esse vício.

Então, nada mais comum do que surgir a pergunta: como superar o vício do alcoolismo?

O que é necessário para que alguém consiga vencer esse vício que é capaz de destruir vidas, não só de quem é dependente, mas também das pessoas ao redor dele?

Para saber tudo sobre esse assunto, não deixe de acompanhar esse artigo completo até o final.

Vamos lá

O que é o alcoolismo?

Antes de falar sobre como superar o vício do alcoolismo, vamos primeiro conversar sobre o que ele é, pois isso é extremamente importante.

O alcoolismo é considerado como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo caracterizada como a dependência que uma pessoa possui ao álcool.

O uso de maneira constante, descontrolada e excessiva, e progressivo das bebidas alcóolicas começa a levar uma pessoa a sofrer dependência da substância.

A partir disso, o indivíduo passa a ter o comprometimento do funcionamento correto do seu organismo, o que leva a sérios problemas, que muitas vezes são até mesmo irreversíveis.

A saúde física e psicológica do adicto ou da pessoa que é dependente do álcool não é o único transtorno que esse vício ocasiona.

As pessoas ao redor do dependente do álcool ou do alcóolatra tendem a ter também a saúde psicológica ou mental afetada, ou ainda as suas relações, sejam familiares ou amigos.

Isso tudo mostra que o consumo constante do álcool é um problema enorme e que muitas vezes passa despercebido, já que a maior parte das pessoas preocupa-se muito mais com outras drogas ilícitas e esquece do perigo dele.

Apenas para se ter uma ideia de como os números são preocupantes, 13% de toda a população masculina adulta tem algum tipo de problema com o uso do álcool.

Além disso, dois terços (2/3) desses 13% citados fazem uso abusivo do álcool, o que é um enorme problema, ainda mais quando se pensa no longo prazo.

O reconhecimento da necessidade de ajuda

Não é fácil uma pessoa que possui dependência em uma substância química, como é o caso do álcool, pedir ajuda.

Seja porque não percebe que está sofrendo com um problema ou porquê tem vergonha de buscar auxílio junto à família ou amigos, o fato é que a maior parte não admite o problema e não reconhece a necessidade de ajuda.

Entretanto, quanto antes a ajuda para o vício do alcoolismo vier, muito mais fácil será que a pessoa possa superá-lo e tenha, assim, uma recuperação que seja bem-sucedida.

Como na maior parte dos casos não há esse pedido de ajuda, então fica também na responsabilidade da família e dos amigos perceberem o problema que o indivíduo possui e ajudá-lo a tratar-se.

Buscar o tratamento é o primeiro passo rumo à superação do vício do alcoolismo, pois sem ele é impossível que alguém, sozinho, consiga livrar-se desse problema.

Tratamento contra o vício do alcoolismo

Quando falamos em tratamento contra o vício do alcoolismo é preciso deixar claro que não existe uma única forma de tratar todos os pacientes.

Isso significa que o tratamento não é padronizado para todas as pessoas que possuem vício, ao contrário, ele deve ser individualizado de acordo com cada caso.

Há graus diferentes de dependência e isso influi muito no tipo de tratamento que será escolhido para uma pessoa, afinal, não há como tratar igualmente alguém que está em um alto grau de vício e alguém em um grau mais leve.

Além disso, dependendo da situação, pode ser que não haja disponibilidade de todos os recursos necessários para o tratamento de um paciente, por diversos motivos.

De uma forma generalizada, os tratamentos para a dependência do álcool podem incluir:

  • Aconselhamento psicológico (importante para identificar determinadas situações e sentimentos que desencadeiem a necessidade de consumir álcool, ou seja, os gatilhos que podem ocasionar o vício)
  • O processo de desintoxicação da substância
  • O uso de medicamentos específicos que irão reduzir a compulsão pelo álcool e o irão tornar mais aversivo ao paciente
  • A mudança nos hábitos de vida, como o consumo de uma alimentação equilibrada para evitar a desnutrição (comum em pacientes alcóolatras) e a prática de atividades físicas

Seja qual for o tratamento necessário para o indivíduo que possui o vício, buscar ajuda profissional e de uma instituição especializada é sempre muito indicado.

Mudança nos hábitos de vida

A mudança nos hábitos de vida, como citado anteriormente, é muito importante para que alguém possa superar o vício do alcoolismo.

Comer de maneira adequada e praticar exercícios físicos ajuda a melhorar a saúde física e a saúde mental de alguém que sofre com o alcoolismo em sua vida.

Entretanto, a mudança nos hábitos vai muito além apenas desses dois fatores, afinal, é importante que a pessoa modifique a sua rotina para evitar gatilhos que a levem a uma recaída.

Uma forma importante de substituir esses hábitos nocivos ou gatilhos da bebida é encontrar hobbies que permitam que a pessoa sinta-se bem e feliz, o que pode incluir os exercícios físicos, aulas de música, aulas de pintura, etc.

Tratamento farmacológico

Como foi citado anteriormente, o uso de medicamentos pode ser muito importante para que uma pessoa com o vício do alcoolismo possa superá-lo.

Há muitos medicamentos que servem para reduzir a vontade que uma pessoa possui de beber, então consumi-los irá mantê-la longe das bebidas alcóolicas.

Alguns deles, inclusive, reduzem os efeitos agradáveis que o consumo da bebida traz, o que leva as pessoas a desistirem de ingerir as bebidas alcóolicas.

Além disso, ainda há aqueles medicamentos que ajudam a desintoxicar o paciente do álcool e também os que reduzem os efeitos da abstinência, que podem ser perigosos para um alcóolatra.

Entretanto, além de por si só não curarem o alcoolismo, esses medicamentos também necessitam ser prescritos por um profissional, como um psiquiatra, sob o risco de alguém tornar-se dependente deles.

Acompanhamento psicológico

O acompanhamento psicológico está entre um dos passos mais importantes para quem é dependente do álcool, pois muitas vezes são fatores psicológicos que levam a esse vício.

Ter um acompanhamento de um profissional, como um psicólogo ou um psiquiatra, irá ajudar o paciente a lidar melhor com seus próprios sentimentos e, mais do que isso, a identificar os possíveis gatilhos do alcoolismo.

Apesar de ainda haver, de forma geral, um grande preconceito com a terapia psicológica, o fato é que ela é essencial para alcóolatras e estão presentes em praticamente todos os tratamentos contra esse vício.

Internação em uma clínica de reabilitação

Uma das melhores opções para superar o vício do alcoolismo é a internação em uma clínica de reabilitação, onde o paciente terá acesso a todos os tipos de tratamento anteriores.

Em uma clínica de reabilitação, a pessoa com o vício do alcoolismo terá uma equipe especializada e multidisciplinar à sua disposição 24 horas por dia.

Essa equipe contém profissionais como médicos, psiquiatras, psicólogos, cuidadores, enfermeiras, entre muitos outros.

O tratamento acontece de acordo com a análise feita pelo psiquiatra na entrada do paciente na clínica, ou seja, ele é feito de forma individualizada.

Isso garante a maior eficácia no tratamento e, além disso, a internação na clínica reduz os riscos de que o paciente tenha recaídas constantes durante o período em que está tentando superar o alcoolismo.

Além disso, ele fica muito mais seguro sendo assistido por profissionais capacitados, como no momento de se realizar a desintoxicação e passar pela fase de abstinência.

Nós, da Encontre Clínicas, possuímos várias clínicas de reabilitação com equipes especializadas e experientes no tratamento dos mais diversos tipos de vícios, entre eles o do alcoolismo.

Para você que está sofrendo com o vício de um familiar com o álcool, nós podemos lhe ajudar com clínicas espalhadas pelo Brasil e voltadas para diversos tipos de público, como masculino, feminino, idosos e jovens.

Conclusão

Como você viu, o vício do alcoolismo é um problema muito grave e que acomete muitas pessoas em todo o mundo, sendo considerado como uma doença pela OMS.

Neste texto, mostramos como a maior parte das pessoas com vício em álcool possuem uma grande dificuldade para não só assumir o problema, mas também para buscar ajudar para solucioná-lo.

Um tratamento eficaz contra o vício no álcool deve ser individualizado de acordo com as necessidades de cada paciente, garantindo assim a pronta recuperação.

Gostou do artigo de hoje sobre como superar o vício do alcoolismo?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, solicite atendimento 24 horas gratuito pelo whatsapp.

1 comentário em “Como superar o vício do alcoolismo”

Deixe um comentário